Câmara de Nova Serrana aprova Programa de Pavimentação Sustentável
O objetivo é promover a substituição gradual da pavimentação convencional por materiais e técnicas que favoreçam a permeabilidade do solo e a eficiência no escoamento das águas pluviais.
Publicado em 03/04/2025 13:51
Os vereadores da Câmara de Nova Serrana aprovaram nesta terça-feira (01/04), o Programa de Pavimentação Sustentável no município, com o objetivo de promover a substituição gradual da pavimentação convencional por materiais e técnicas que favoreçam a permeabilidade do solo e a eficiência no escoamento das águas pluviais.
A Pavimentação Sustentável prioriza a utilização de pisos intertravados permeáveis e outros materiais de alta drenagem para ruas, calçadas e praças públicas. Utiliza também asfalto ecológico, com tecnologias que reduzam o impacto ambiental e melhorem a absorção da água, assim como pavimentos com base reciclada, oriundos de materiais reaproveitados de obras públicas e privadas.
De acordo com o projeto, o Município deverá priorizar a aplicação da pavimentação sustentável nas ruas e avenidas com histórico recorrente de alagamentos e erosões; nos bairros de expansão urbana, visando a infraestrutura adequada ao crescimento populacional; nas regiões próximas a cursos d'água, minimizando impactos ambientais e prevenindo enchentes; e nas áreas de circulação intensa de pedestres e veículos, garantindo durabilidade e segurança.
“Nos últimos anos, Nova Serrana e diversos outros municípios brasileiros vêm enfrentando episódios recorrentes de alagamentos e enchentes, principalmente nos períodos chuvosos. O crescimento urbano acelerado, aliado à predominância de pavimentação convencional, tem agravado o escoamento inadequado das águas pluviais, causando prejuízos materiais e estruturais, além de impactar a mobilidade urbana e a segurança da população. Diante dessa realidade, torna-se fundamental a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis, como a substituição progressiva da pavimentação tradicional por materiais de maior permeabilidade e eficiência hídrica”, declarou o vereador Adilson Pacheco, autor do projeto.
A justificativa da matéria, relata que o uso de pisos drenantes, asfaltos ecológicos e técnicas de drenagem urbana sustentável já é uma prática consolidada em municípios como Curitiba-PR, Campinas-SP e Joinville-SC, resultando em melhorias significativas na absorção da água da chuva e na redução de enchentes. Além de contribuir diretamente para o controle de inundações, o Programa de Pavimentação Sustentável possibilita menor custo de manutenção, aumento da vida útil das vias públicas e preservação dos recursos naturais, sendo um investimento estratégico para o desenvolvimento sustentável de Nova Serrana.
por Ivane Ferreira - Coordenadora de Comunicação