Semana da Yoga e práticas meditativas será incluída no calendário de eventos do município
O projeto é de autoria do vereador Natan Oliveira e tem a proposta de que anualmente, no mês de junho, sejam promovidas as atividades de forma gratuita e inclusiva, destinadas à comunidade em geral, com especial atenção a idosos, mulheres, crianças e jovens.
Publicado em 03/04/2025 13:50
A Câmara Municipal de Nova Serrana aprovou o projeto de lei que institui o evento "Semana do Yoga e de Práticas Meditativas" no Calendário Oficial de Eventos do Município. O projeto é de autoria do vereador Natan Oliveira e tem a proposta de que anualmente, no mês de junho, sejam promovidas as atividades de forma gratuita e inclusiva, destinadas à comunidade em geral, com especial atenção a idosos, mulheres, crianças e jovens, priorizando a participação de grupos em situação de vulnerabilidade social.
A Yoga e as práticas meditativas poderão ser realizadas em equipamentos públicos como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS); Centro atendimento às mulheres; Equipamentos públicos de atendimentos às crianças e adolescentes; Centro de atendimentos à idosos; Unidades Básicas de Saúde (UBS); Escolas; Praças públicas e outros.
Poderão ser estabelecidas parcerias com profissionais qualificados para a ministração das atividades de yoga e práticas meditativas.
“A prática de Voga é reconhecida mundialmente por seus benefícios à saúde física, mental e emocional, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida. Entre os principais benefícios, destacam-se a melhoria da saúde física, o fortalecimento muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e a postura, contribuindo para a prevenção de dores crônicas e lesões. Além disso, reduz o estresse, a ansiedade e ajudam a acalmar a mente promovendo sensação de relaxamento”, destacou o autor da matéria, vereador Natan Oliveira, falando também que a Yoga está associada à redução de sintomas de depressão e ansiedade, além de melhorar a concentração e a clareza mental.
O projeto ressalta que a Yoga é uma atividade acessível a pessoas de todas as idades e condições físicas, promovendo a integração comunitária e a inclusão social. A combinação de exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação contribui para uma melhoria geral na qualidade de vida, especialmente para idosos, crianças, adolescentes e mulheres.
por Ivane Ferreira - Coordenadora de Comunicação