Vereadores avançam nos trabalhos da CPI da COPASA em Nova Serrana
Instaurada na Câmara Municipal de Nova Serrana, a CPI da Copasa já passou por diversas fases.
Publicado em 19/06/2018 16:53
Instaurada na Câmara Municipal de Nova Serrana, a
CPI da Copasa já passou por diversas fases. Em 2018, os vereadores Adair da Impacto (Avante), presidente; Willian Barcelos (PTB), relator, além dos demais membros Valdir Mecânico (PCdoB), Chiquinho do Planalto (PSD) e Juliano Boa Vista (PSD) têm avançado nas investigações para apurar o cumprimento das responsabilidades da COPASA na execução dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.
Os trabalhos dos vereadores na CPI caminham em duas frentes conforme explica o relator da CPI da Copasa, vereador Professor Willian Barcelos:
“Neste momento a Comissão está analisando denúncias, pedidos de providências, investigações e processos em desfavor da concessionária. Foram priorizados, no entanto, os procedimentos iniciados no âmbito da Câmara, e que foram acompanhados pelo Procon. Um deles já foi concluído e a Comissão exigiu o protesto e execução imediatos de uma multa no valor de R$ 100 mil, com as devidas correções, a serem depositados pela Copasa na conta do Fundo de Proteção ao Consumidor, em função de descumprimento contratual e conforme determinação emanada pelo Procon Municipal.
No entanto, há outro procedimento em curso, também na esfera do Procon. Ele teve início em julho do ano passado, após denúncias de moradores e da Câmara Municipal de Nova Serrana. A expectativa da Comissão Parlamentar de Inquérito é que seja determinada outra multa, mais severa, haja vista que a concessionária não é infratora primária. Por outro lado, a Comissão reconhece que desde o início de seus trabalhos houve certa evolução no atendimento aos usuários de Nova Serrana. Não é o ideal ainda, mas percebemos certa evolução”, concluiu o relator da CPI da Copasa vereador Willian Barcelos.
Na última reunião realizada, no dia 13/06/2018 novas propostas para o incremento dos trabalhos foram apresentada pelos vereadores.
De acordo com os vereadores Adair da Impacto, Valdir Mecânico e Chiquinho do Planalto, as ações da CPI são fundamentais e já é possível perceber que a fiscalização constante é um fator preponderante para que os avanços almejados sejam atingidos, no intuito de que em Nova Serrana toda a prestação de serviço relacionado com a qualidade dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto seja o ideal para garantir a boa qualidade de vida da população.
por Assessoria de Comunicação